Tireoide

Dr. Danilo Romano
Endrocrinologista

 

A tireoide, também chamada de tiroide, é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e é constituída por dois lóbulos, unidos por uma pequena parte central, o istmo. Essa conformação anatômica lhe confere a forma de uma borboleta.

A principal função de uma glândula é produzir hormônios, estes, por sua vez, apresentam importantíssimo papel na regulação dos processos fisiológicos de nosso corpo. Os principais hormônios produzidos pela tireoide são o T3 (triodotironina) e o T4 (tiroxina), ambos agem em todos os sistemas e órgãos do corpo humano e regulam o metabolismo e a atividade de cada um deles, em outras palavras, esses hormônios regulam a velocidade de nosso organismo.

Basicamente, os problemas mais frequentemente sofridos pela tireoide são divididos em dois grupos: 1 – alterações na produção hormonal e 2 – alterações anatômicas.

Alterações na produção hormonal:

Hipotireoidismo – É a alteração hormonal mais comum e é o nome dado ao quadro de produção reduzida dos hormônios tireoidianos. As causas são as mais diversas, sendo a tireoidite auto-imune a mais comum delas.

Hipertireoidismo – É o nome dado ao quadro de aumento da produção hormonal , ou seja, a tireoide sintetiza e libera mais hormônios (T3 e T4) do que o necessário para o funcionamento orgânico adequado. A causa mais comum também é a doença auto-imune.

Alterações anatômicas:

Mudanças na conformação estrutural da tireoide, resultando na modificação de sua forma, são os famosos nódulos. É extremamente frequente, podendo atingir até 60% da população em algum momento da vida.

Apesar da frequência elevada, a taxa de malignidade desses nódulos  felizmente é baixa, em outras palavras, apesar do grande número de pessoas que possam ter nódulos tireoidianos, apenas uma pequena parte desses pacientes terão doença maligna.

O aumento do volume da tireoide, também conhecido por bócio, é uma alteração ocasionada por inúmeros fatores. Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem ocasioná-lo portanto,  o achado  de aumento do volume da tireoide não é suficiente para diagnosticar o motivo desse aumento, devendo sempre procurar um especialista para esse fim.

Dr. Danilo Romano
Endocrinologista
CRM 131305

Higienópolis
Rua Conselheiro Brotero 1505- Cj 41  – Tel.: (11) 2507-4711