PrEP

Voce já ouviu falar em remédio para prevenção contra o HIV? Pois é! Hoje já contamos com um remédio que, quando tomado corretamente, previne a pessoa de contrair o vírus HIV se for exposta a ele na relação sexual e em outras situações.

Este tratamento é conhecido como PrEP, a profilaxia pré-exposição ao HIV, e conhecer sobre ele pode trazer segurança e tranquilidade para muitas pessoas sexualmente ativas.

Vamos entender um pouquinho mais sobre a PrEP!

O que é a PrEP?

Um comprimido que combina dois antiretrovirais e que faz a prevenção de contrair o vírus HIV mesmo que a pessoa seja exposta a ele na relação sexual ou em outras situações.

Onde posso adquirir a PrEP?

Pelo SUS ou em qualquer farmácia da rede privada com a receita médica.

Como ele deve ser tomado?

Um comprimido único tomado uma vez ao dia.

Por quanto tempo posso usar a PrEP?

Não há um limite estabelecido mas é importante que a pessoa siga seu acompanhamento médico periódico.

Qual a eficácia na prevenção contra HIV?

A prevenção atingida está acima de 95% quando o remédio é usado corretamente.

E ele tem efeito imediato?

No risco de transmissão via sexo anal o efeito do uso da medicação é imediato após o uso do primeiro comprimido. Já na transmissão de HIV via sexo vaginal, o remédio deve ser iniciado 20 dias antes da exposição para ser eficaz.

O PrEP elimina a necessidade da camisinha?

Nunca! O PrEP não previne contra nenhuma outra IST (infecção sexualmente transmissível) e a camisinha segue sendo recomendada.

Por quem ele pode ser usado?

Para pessoas acima de 15 anos de idade que apresentam risco aumentado de contrair HIV : pessoas com parceiros positivos para HIV, pessoas que tem relação sexual desprotegida, profissionais do sexo, pessoas que tem ou tiveram ISTs, entre tantas outras situações

Quais efeitos colaterais da PrEP?

Diarréia, náuseas, fadiga, dores no estomago e dores de cabeça.

Agora que você já sabe que a prevenção é possível, procure sua Ginecologista ou Infectologista e entenda se você também pode usá-la!