Bartolinite (CID 10 – N75) é a inflamação das glândulas de Bartholin, duas saídas localizadas na base dos pequenos lábios, na vulva feminina. Essas glândulas têm papel na lubrificação vaginal, produzindo e secretando muco.
Em termos anatômicos, as glândulas são impalpáveis ??e geralmente do tamanho de ervilhas, raramente ultrapassando 1 centímetro.
A inflamação das glândulas de Bartholin é resultado da obstrução do ducto que drena a secreção produzida. Há também a possibilidade de formação de cistos de Bartholin que, quando são pequenos, não apresentam sintomas e são indolores, portanto, não precisam de tratamento.
A formação desses cistos é algo comum e, segundo a ginecologista Karina Tafner, 2% das mulheres desenvolvem cisto ou abscesso nas glândulas em algum momento da vida. Isso não significa que todas terão algum episódio de bartolinite, já que são problemas diferentes.
Qual a diferença entre cisto de Bartholin e bartolinite
Cisto de Bartholin: Os cistos de Bartholin são resultado do inchaço, geralmente indolor, das glândulas, provocando bloqueio dos ductos que realizam o escoamento do muco.
Bartolinite: A bartolinite, por sua vez, ocorre quando o interior do cisto infecciona, resultando em abscesso, semelhante a um furúnculo, que possui pus.
Causas
A infecção da bartolinite é causada por várias bactérias, mas há prevalência de alguns patógenos específicos como E. coli, Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae, sendo os dois últimos sexualmente transmissíveis.
Abscessos nas glândulas de Bartholin, em casos mais raros, podem ocorrer devido a um câncer ginecológico, um carcinoma vulvar, mais comum em mulheres no período pós-menopausa.
Bartolinite é transmissível?
A bartolinite não é transmissível, porém, algumas das bactérias que podem provocar a doença são sexualmente transmissíveis, como a Chlamydia trachomatis (que também causa a clamídia) e a Neisseria gonorrhoeae (responsável por causar gonorreia).
Sintomas de Bartolinite
Os cistos de Bartholin, geralmente, são indolores e causam apenas inchaço como sintoma. Já a bartolinite apresenta sintomas como:
- Dor extrema
- Dificuldade em andar, sentar e realizar atividades sexuais
- Vermelhidão
- Edema
- Formação de pus
- Desconforto no local.
Diagnóstico de Bartolinite
O diagnóstico de bartolinite é clínico, com exame físico para identificar a inflamação ou aumento de volume das glândulas de Bartholin.
Em mulheres acima de 40 anos, é recomendado a drenagem e biópsia do cisto para eliminar a possibilidade de câncer.
Tratamento de Bartolinite
Na ocorrência de cistos de Bartholin, o tratamento não é necessário, principalmente se eles não causam nenhum sintoma além do inchaço local. Os cistos precisam apenas de acompanhamento para evitar o desenvolvimento de uma infecção.
Quando o aumento do cisto causa incômodo ou desconforto, é necessário intervenção e pode ser tratado com cirurgia sob anestesia local, para drenagem do cisto.
No caso da infecção, na bartolinite, o tratamento consiste em uso de antibióticos e drenagem do cisto através de uma incisão na face mucosa da glândula.
Existe pomada para bartolinite?
Segundo a ginecologista Karina Tafner, não existe pomada que trate a bartolinite. O tratamento é feito apenas com medicamentos por via oral e cirurgia para drenar o cisto infectado.
Cirurgias para Bartolinite
A bartolinite tem cura, mas quando ocorre de forma recorrente, o prognóstico é realizar uma cirurgia para retirar as glândulas de Bartholin ou aumentar o ducto para evitar que ele obstrua novamente.
Devido à presença de outras glândulas, incluindo as glândulas Skene, a remoção de uma glândula de Bartholin não afeta a lubrificação vaginal.
Cuidados
Tratamentos caseiros de bartolinite
Os banhos de assento (imersão da região genital em água morna) podem ajudar a aliviar os sintomas de dor e desconforto local. Quando feitos algumas vezes por dia, durante três a quatro dias, podem ajudar um cisto pequeno e infectado a romper e drenar sozinho.
Entretanto, geralmente, os banhos de assento não resolvem a infecção, pois o tratamento contra a bactéria é feito através de antibióticos. Por vezes, mesmo sem a infecção, apenas com o cisto formado, os banhos não são capazes de drenar a secreção do cisto, sendo necessária uma intervenção cirúrgica.
Leia a matéria na fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/bartolinite