Como ter uma gravidez mais saudável?

Por vezes somos tomadas por ideias antigas sobre os cuidados durante a gestação. Crescemos ouvindo conceitos que precisam se modernizar quando o foco é gestante e bebê felizes e saudáveis.
Vamos falar de alguns clássicos por aqui e atualizá-los para uma visão 2020 😉

 

1- Durante a gravidez é um perigo pegar peso, melhor não fazer exercício nestes 9 meses!

Exercitar-se é a chave do sucesso para meses saudáveis, sem dores musculares ou na coluna. Siga sempre a orientação de manter sua frequência cardíaca de leve a moderada intensidade, o ideal é que a grávida esteja apta a conversar durante o exercício físico sem ficar ofegante. Mas atenção, sua obstetra deve liberar a atividade física, casos de sangramento, placenta baixa ou história de parto prematuro anterior inspiram cuidados e podem necessitar de repouso. Se você não faz parte deste grupo de maiores cuidados bora procurar atividades que acompanham a mulher nas adaptações do corpo durante os 9 meses, pilates, ioga, caminhada, ginástica funcional, academia … são todos bem vindos respeitando seus novos limites.

 

2- Grávida não pode agachar, principalmente no final da gravidez. O esforço pode fazer o bebê nascer antes da hora

Mentira! Se você não faz parte do grupo de maiores cuidados que precisam de repouso como falamos à pouco, agachar pode ser um aliado no preparo para o parto normal. Se jogue feliz nos exercícios mas sempre com a supervisão de um educador físico e a liberação de sua Obstetra.

 

3- Estou grávida, hora de comer por dois e nem pensar em fazer dieta!

Tudo errado, vamos modernizar essa crença. A gravidez é sim um excelente momento para adquirirmos hábitos alimentares mais saudáveis que impactarão não só na vida do bebê dentro da barriga, mas também na amamentação e até na introdução alimentar da criança. O controle da alimentação evita doenças frequentes como diabetes gestacional e hipertensão arterial da gravidez. A avaliação e aconselhamento nutricional é excelente e recomendado para 100% das grávidas. Não tem essa de que grávida precisa sempre ganhar peso, existem momentos importantes no ganho de peso durante as 40 semanas, mas o ganho de peso vai muito além das quantidades de alimento, as escolhas são fundamentais. Mamães, sempre lembrem que seu filho aprende muito mais com o exemplo do que com o discurso da boa alimentação. Aproveite para acompanhar seu ganho de peso no gráfico que combina o IMC (índice de massa corpórea) da mãe com sua semana de gestação, basta saber seu peso, altura e sua data da última menstruação.

Lembrou de mais um conceito do século passado? Me manda ele aqui e vamos atualizar esse conhecimento 😘