Basta chegar no último mês da gestação para ouvir alguém dizer algo como: “Olha, amanhã tem mudança de lua, hein? Aposto que o bebê vai chegar nesse dia!”. Mas será mesmo que a fase do único satélite da terra tem alguma relação com o dia que seu bebê vai escolher para nascer? “É uma dúvida que todas as mães acabam tendo e sempre perguntam no consultório”, conta o ginecologista, obstetra e colunista da CRESCER, Domingos Mantelli. Não há nenhuma comprovação científica sobre o assunto, por enquanto, mas, para ele, é verdade. “Inclusive, acabei de dar uma checadinha em que fase da Lua estamos e quando será a próxima mudança, para ficar de antenas ligadas”, brinca. De acordo com a percepção do médico, da mesma maneira que a lua tem influência sobre as marés e correntes oceânicas, ela também exerce influência na bolsa amniótica, embora não haja referência sobre na literatura médica.
“Em períodos de mudanças de lua, estouram mais bolsas e, consequentemente, ocorrem mais partos e nascimentos! Tanto é verdade que, na época da residência médica, sempre que tínhamos plantões em dias de mudanças de lua, já ficávamos preparados para passar a noite inteira em claro fazendo partos, pois o movimento do pronto-socorro obstétrico triplicava”, afirma. Mas, segundo ele, não é qualquer mudança. “Tem que ser a mudança para a mesma lua em que ocorreu a concepção”, completa.
Para Mantelli, o impacto é tão verdadeiro, que o assunto é tratado em seu livro, Gestação: mitos e verdades sobre o olhar do obstetra. Lá, ele ainda afirma que, ao longo de toda a gravidez, quando a lua estiver passando pela mesma fase em que estava no dia da concepção, a gestante poderá sentir um maior desconforto. Mas o parto na mudança de lua, é claro, não é regra. “Os bebês nem sempre nascem nas mudanças de lua, como se acreditava antigamente. Estas serviam para orientar as mulheres sobre o momento do parto. Quarenta semanas de gestação correspondiam a quarenta semanas lunares, já que as fases da lua mudam a cada semana; por isso, usava-se esse sistema, mas os bebês podem nascer em qualquer dia da semana”, escreve.
SERÁ MESMO?
Embora seja uma crença comum entre a população, a interferência da lua nos partos não passa de uma lenda. A ginecologista e obstetra Naira Scartezzini Senna, professora no curso de Especialidades Médicas do Instituto Sul-Americano de Pesquisa e Desenvolvimento (ISPED), lembra que não há comprovação científica sobre essa influência. “Normalmente, as pacientes que se apegam mais a essa ideia são as que esperam por um parto normal. Assim, quando está próximo da passagem da lua, elas realmente acreditam que as chances de entrar em trabalho de parto são maiores. Pessoalmente, não encontro relação com o início do trabalho de parto e as mudanças de fase da lua”, explica.
“Mas, de qualquer forma, quando falamos de crença, é importante respeitar a opinião de indivíduo. A minha função, enquanto obstetra, é informar as pacientes sobre os dados da ciência, mas nunca desmotivá-las com relação ao que acreditam. O que gosto de deixar claro é que isso não pode ser um norteador para a definição do momento do parto. O que precisa ser levado em conta para essa decisão é o bem-estar do bebê e da mãe”, finaliza.
E você, acredita?
Fonte:
https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/08/lua-pode-influenciar-no-parto.html