Obstetras exclarecem mitos e verdades sobre o ácido fólico na gravidez

O ácido fólico na gravidez é umas das suplementações mais importantes para garantir uma gestação saudável e o pleno desenvolvimento do bebê. Por isso, as ginecologistas e obstetras, Dra. Naira Scartezzini Senna e Dra Mariana Rosário, conversaram com o Dicas de Mulheres, esclareceram mitos, verdades e as principais dúvidas sobre o suplemento. Acompanhe!

O que é o ácido fólico?

Segundo a Dra. Naira Scartezzini, o ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água. “Essa vitamina faz parte do complexo B e atua na formação de proteínas estruturais”. Sobre a composição do suplemento, a Dra. Mariana Rosário diz: “é importante deixar claro que o ácido fólico é uma forma sintética do folato, ou seja, criado em laboratório, portanto não existe na natureza”.

O ácido fólico precisa ser metabolizado pelo organismo para se transformar em metilfolato, pois é essa substância que realmente atua no organismo. De acordo com a Dra. Mariana Rosário, “aproximadamente 60% da população tem uma mutação na enzima metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR), que impede a conversão do ácido fólico em metilfolato”.

As duas especialistas recomentam a suplementação de metilfolato durante a gestação para garantir que o organismo absorva todos os benefícios. Sendo assim, continue a leitura para aprender sobre o ácido fólico, inclusive se ele pode ser tomado sem receita médica.

Mitos e verdades sobre o ácido fólico

Existem muitas informações sobre a administração do ácido fólico. Entretanto, como o suplemento atua na saúde da mãe e do bebê, é importante que as fontes de pesquisa sejam confiáveis. Assim, a Dra. Naira Scartezzini esclareceu os principais mitos e verdades sobre o assunto:

O ácido fólico pode fazer mal?

Mito: o ácido fólico não faz mal se for prescrito pelo obstetra e ingerido conforme as suas recomendações.

O bebê terá problemas se eu não tomar ácido fólico na gravidez?

Verdade: além de manter uma alimentação saudável, é recomendado fazer a suplementação do ácido fólico, pois ele é importante para prevenir uma má formação no tubo neural que pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Existe contraindicação do uso do ácido na gravidez?

Mito: como informado, não há contraindicação desde que ingerido conforme orientação médica.

Preciso de recomendação médica para começar a tomar ácido fólico?

Verdade: volto a frisar que o ácido fólico é uma medicação. Ele deve ser prescrito pelo obstetra, que indicará a dosagem e o período de tratamento corretamente. Então, não deve ser tomado inadvertidamente.

Estou tentando engravidar. Posso tomar bebida alcoólica e usar o ácido fólico?

Mito: não é recomendado tomar bebida alcoólica durante a gestação e nem quando está tentando engravidar. Porém, não há nenhum tipo de interação da bebida alcoólica com o ácido fólico.

Quais são os efeitos colaterais do ácido fólico?

Mito: o ácido fólico não traz nenhum efeito colateral se ingerido conforme orientação médica.

Posso tomar ácido fólico antes de engravidar?

Verdade: sim. Essa suplementação é muito importante para a gestante. Por essa razão, ela é prescrita quando a mulher está planejando engravidar.

O ácido fólico pode causar autismo no bebê?

Mito: não causa autismo. No entanto, quando administrado em doses e períodos não recomendados durante a gestação, o ácido fólico pode ser prejudicial. Além disso, estudos recentes mostraram que mães com filhos autistas ingeriram doses de folato acima do recomendado.

O ácido fólico engorda?

Mito: não engorda e não traz nenhum efeito colateral para a mãe.

Folato e ácido fólico são a mesma coisa?

Mito: existem três nomenclaturas: o ácido fólico é a forma sintética presente em suplementos, já o folato é a forma natural encontrada nos alimentos e o metilfolato é extraído do ácido fólico metabolizado pelo organismo.

O SUS distribui ácido fólico para as gestantes?

Verdade: sim. O ácido fólico é distribuído pelo SUS mediante receita médica e deve ser receitado pelo obstetra durante a consulta de planejamento da gravidez ou pré-natal.

Ácido fólico pode aumentar as chances de engravidar?

Mito: o acído fólico não influencia na fertilidade da mulher, portanto, não aumenta as chances de engravidar.

O ácido fólico é mais recomendado para uma determinada faixa etária?

Mito: não há recomendação relacionada à faixa etária específica. O ácido fólico é recomendado para todas as mulheres que estejam no primeiro trimestre da gestação ou que planejam engravidar.

O ácido fólico na gravidez deve ser tomado/consumido diariamente sem falta?

Verdade: enquanto houver a necessidade de suplementação deverá ser ingerido diariamente conforme orientação médica.

O ácido fólico deve ser tomado/consumido em todas as gestações?

Verdade: é recomendado, principalmente para prevenir alterações cerebrais e na formação da coluna do bebê.

Ácido fólico dá sono?

Mito: essa suplementação não dá sono.

A dosagem de ácido fólico para gestante é maior?

Mito: existem duas dosagens de ácido fólico. A prescrição de uma ou de outra depende dos fatores de risco que a gestante apresenta para alterações do tubo neural. Portanto, a dosagem não muda por causa da gestação, mas, sim, pelo perfil de risco, pela idade da paciente e ocorrência de problemas em outras gestações.

PUBLICIDADE

A dosagem pode diferir de uma gestante para outra?

Verdade: pode, de acordo com os fatores de risco que cada mulher apresenta.

Como visto, o ácido fólico é muito importante durante a gravidez. No entanto, ele só deve ser ingerido sob orientação médica. Se estiver planejando engravidar ou na fase do pré-natal, converse com seu médico. No próximo tópico, continue esclarecendo dúvidas sobre o assunto.

Dúvidas frequentes sobre o ácido fólico

Após conhecer vários mitos e verdades sobre o ácido fólico, chegou a hora de aprofundar o assunto. Abaixo, a Dra. Mariana Rosário explica a importância da suplementação, o que ela previne, seus benefícios e sua relação com a alimentação.

Por que ele é importante na gravidez?

Dra. Mariana Rosário: é preciso utilizar suplementação, pois não é possível alcançar os níveis adequados do nutriente por meio de alimentação. Em geral, comprimidos ou cápsulas manipulados ou comprados em farmácias, mas sempre com orientação médica, a automedicação não é aconselháve

O que o ácido fólico previne (para a mãe e para o bebê)?

Para a mãe, é uma questão nutricional importante na gestação, pois previne alterações no tubo neural e efeitos no sistema nervoso central do bebê.

Quais são os benefícios do ácido para a grávida e para o bebê?

Além de prevenir defeitos no tubo neural e falhas no sistema nervoso central do bebê, ele tem uma ligação com a produção de homocisteína – uma proteína envolvida no processo de coagulação. Se no organismo há uma dose muito alta de homocisteína, aumenta o risco de trombose para essas pacientes. Portanto, se eu tenho doses baixas de metilfolato, há risco de aumentar a homocisteína no organismo e, consequentemente, a paciente pode desenvolver trombose.

Quais outros benefícios do ácido fólico para a saúde, além da prevenção de distúrbios do tubo neural? (benefícios para os cabelos, pele etc.)

Trata-se de uma vitamina do complexo B, então, sua ação principal é no sistema nervoso. Mas, em relação ao cabelo e à pele, não traz nenhum benefício.

Como consumir o ácido fólico?

Pode ser suplementado por meio de cápsulas de acordo com o resultado dos exames da paciente. Na alimentação, o metilfolato pode ser ingerido por meio de folhas verde-escuras.

Quais alimentos são ricos em ácido fólico?

O ácido fólico não está presente em nenhum alimento, já que é uma forma sintética produzida em laboratório. O metilfolato, como informado, pode ser encontrado em folhas verde-escuras.

Como faço a suplementação de ácido fólico na gravidez?

A suplementação dependerá do resultado do exame de sangue e da necessidade da paciente. O metilfolato pode ser ingerido por meio de alimentos ou suplementos.

Qual é a dosagem recomendada?

A dose também depende do resultado dos exames de sangue, mas varia entre 400 mcg e 600 mcg.

Quais são os melhores horários para tomar?

Trata-se de uma vitamina de suplementação diária, então, deve ser tomada até às 16h.

Quando a grávida deve começar a ingerir?

O ideal é começar a tomar, pelo menos, três meses antes de engravidar.

Até quando deve ser ingerido na gravidez?

Deve ser ingerido até quando a paciente necessitar dessa vitamina. Então, eu faço dosagens de vitaminas periódicas enquanto houver necessidade da suplementação.

Quais são os principais sinais de falta de ácido fólico no organismo?

Não há sinal clínico, percebemos a falta quando o neném nasce com alguma má formação do sistema nervoso central.

Quanto tempo após o início da suplementação é possível sentir os efeitos do ácido fólico?

Isso depende muito da absorção de cada organismo, mas há pacientes que absorvem em dois meses e outras demoram mais tempo.

Posso tomar ácido fólico com leite ou suco? Qual o líquido mais recomendado?

Não é recomendado tomar vitaminas com nenhum alimento processado. O ideal é tomar com água.

Estou tentando engravidar, já devo iniciar a suplementação com ácido fólico?

Sim, é recomendado tomar, no mínimo, três meses antes de começar as tentativas.

É válido frisar que a gestante precisa consultar periodicamente um obstetra de confiança para prevenir ou detectar patologias. Desse modo, conheça a importância do pré-natal e como esse acompanhamento pode garantir uma gestação tranquila e sem riscos para a mãe e o bebê.

ACESSE NA ÍNTEGRA: Ácido fólico na gravidez: o que é, mitos e verdades (dicasdemulher.com.br)