A tecnologia a laser e sua aplicação nas mais diversas áreas da medicina está em franca expansão.
Em muitas patologias o laser é o tratamento mais moderno e menos agressivo à disposição no mercado.
Na Ginecologia contamos com algumas variedades de laser de possível aplicação, mas o mais difundido deles é o laser de CO2. Nesta técnica a potência do laser possibilita destruir completamente as células desejadas de maneira extremamente superficial, sem lesar o tecido saudável adjacente e com mínimos efeitos colaterais, características essenciais quando falamos da delicadeza do epitélio genital.
Os procedimentos são feitos, em sua grande maioria, no consultório com toda a atenção para assepsia e proteção ocular da paciente e da equipe envolvida.
A anestesia local é suficiente para eliminar completamente qualquer sensação desagradável gerada durante a aplicação.
Essa técnica já é amplamente utilizada nos tratamentos de lesões de HPV em vulva, vagina e colo uterino. Abrangente para condilomas (verrugas genitais) bem como para lesões pré-malignas, uma aplicação única comumente elimina as lesões sem necessidade de visitas semanais ao consultório para tratamentos químicos com ácidos que causam muitos efeitos colaterais.
O laser de CO2 também apresenta resultados excelentes em cistos de Bartholin, cistos sebáceos e hidradenites de vulva. Patologias benignas que incomodam a mulher por seu aspecto indesejado e sua recorrência frequente.
Além de todas as suas aplicações terapêuticas o laser vem crescendo cada vez mais nos tratamentos estéticos da ginecologia.
Hoje já aplicamos com grande sucesso e rápidos resultados a tecnologia do laser para tratamento de flacidez vulvar e atrofia/ressecamento vaginal. Modificações que aparecem com a menopausa e que a mulher moderna anseia em eliminar.
Agende sua consulta para conhecer um pouco mais sobre a aplicação do laser na Ginecologia.
Dra. Naira Scartezzini Senna