Como será a carinha do bebê que vem ai? Este é o pensamento recorrente em 100% das grávidas. E assim que o bebê chega, você não pára de olhar extasiada a maravilha que produziu e quer congelar aquela expressão encantadora para sempre.

As fotografias de recém-nascido vieram para ficar e registrar esses momentos para sempre. Mas por onde começar? Por isso, preparamos algumas dicas para voce contratar um fotógrafo profissional e fazer com que o ensaio dos seus sonhos seja uma experiência positiva do início ao fim.

A fotografia “newborn” ou de recém nascidos é um estilo onde a criança é fotografada no seu primeiro mês de vida de forma a reproduzir as caracterísiticas de quando estava ainda dentro do útero. O recém-nascido em geral dorme profundamente o que permite posá-lo sem que ele acorde.

 

PERÍODO: O ideal é realizar as fotos nas 3 primeiras semanas de vida, período que ele dorme cerca de 18h por dia, ainda é bem flexível e reproduz as poses que estava dentro da barriga com naturalidade. Nesta fase em geral conseguimos um ensaio mais rápido e tranquilo. Nada impedirá que seja fotografado, mais adiante com 2 ou 3 meses, porém em outro estilo diferente, uma vez que algumas poses só são possíveis nesses primeiros dias . É um momento único na vida e que ficará registrado para sempre!

 

Aí vem o ponto mais importante da fotografia newborn: o conforto e a segurança do bebê. Um bom fotógrafo especializado irá realizer as fotos priorizando isso sempre !

 

Ambiente adequado: um fotógrafo especializado em recem-nascidos deve oferecer um ambiente acolhedor para receber os bebes. Como muitas fotos sao feitas sem a roupinha, o ambiente precisa ser aquecido entre 27 – 28 graus, temperatura confortável para tirar a roupinha do bebe enquanto ele dorme. Alem disso, o ambiente deve ter espaço para troca-lo e para que a mamae possa amamentá-lo com conforto. Tudo precisa ser limpo e higienizado e o fotógrafo precisa passer alcool gel nas maos constantemente.

 

TEMPO: Um ensaio newborn dura entre 3 a 4hs. Um fotografo experiente ira se adaptar ao ritmo do seu bebe e esse periodo inclui a mamada, arrotar, trocar e dormir para posicionar para as fotos.

 

ESTILO: Sugiro que voce pesquise bastante e olhe o site do fotógrafo: veja se voce se identifica com o estilo das fotos e principalmente se ele realizou cursos especializados. Existem vários fotógrafos mais experientes que dão cursos de fotografia de recém-nascidos em todo o Brasil. Nesses cursos o fotógrafo aprende a posicionar o bebe com seguranca , como acalmar e fazer o bebe dormer e tambem itens muito importantes a respeito da fisiologia dos bebes.

 

BEBES NAO SUSTENTAM A CABEÇINHA!! Algumas fotos sao feitas utilizando-se de recursos de photoshop uma vez que os bebes nao sustentam a cabecinha sozinhos. Na maior parte das poses em que o bebe esta dentro de cestas é preciso que haja uma pessoa ao lado. Se nao houver assistentes a mamae ou papai devem se posicionar olhando o bebe enquanto o fotografo estiver olhando para a camera. Um bebe pode ficar sozinho em seu berço por um tempo mas durante uma sessao de fotos ele deve estar sempre sob supervisao!

 

EXPRESSAO ENCANTADORA. Por fim, o que mais te chama a atenção nessas fotos? Essa carrinha linda e relaxada só é possível se o bebê estiver confortável e seguro. Isso inclui tudo o que mencionei acima, um bom ambiente, temperatura adequada, barriguinha cheia e um ótimo posicionamento. (FOTOS BEBE DORMINDO – HA VARIAS A ESCOLHER)

LUZ: há vários tipos de fonts de luz, porem eu optei por usar apenas a luz natural  por um questão estética, e por isso só realizo as fotos em meu studio onde tenho a luz ideal.

 

Para finalizar, vale lembrar que o Brasil saiu na frente e possui uma associação de âmbito nacional, a ABFRN, sem fins lucrativos, fundada por fotógrafos profissionais especializados na fotografia de recém-nascidos. Seu objetivo principal é a promoção e a disseminação da pratica deste tipo de fotografia, aproximando os pais dos fotógrafos. No site abfrn.com.br há mais informações e uma seção de busca, onde voce pode encontrar um fotografo associado em sua cidade em todo o País.

 

Tenho muito orgulho de ser uma das fundadoras da Associação e atual presidente, e nosso objetivo maior é sempre conscientizar os fotógrafos da impirtância de se especializar, estudar e se preparer para lidar com um bebe tao pequenininho.

 

Lembre-se: o conforto e a segurança do bebê vem sempre em primeiro lugar!! Depois vem as imagens lindas que você sempre sonhou e que irão fazer a família toda lembrar os pequenos detalhes, gestos e expresses desses primeiros dias para sempre!!!

 

Assista ao video que mostra um pouquinho de uma sessão Newborn:

 

Laura Alzueta é publicitária e fotógrafa e especializou-se em bebês, famílias, gestantes e recém-nascidos. Mais de 1000 bebes já passaram por suas lentes desde 2011. Em seu estudio em Pinheiros, São Paulo, também ministra workshops sobre  a técnica  da fotografia newborn e é presidente e fundadora da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos). Ao lidar diariamente com a beleza dos pequenos teve a certeza de sua vocação: capturar os instantes mágicos do início de uma nova vida e família. ‘

 

https://www.lauraalzueta.com.br/